quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NIRÁ REFOGADO COM CAMARÃO


Nesse final de semana fui fazer compras na ceasinha (um mercado local aqui de Salvador), sempre compro com o mesmo fornecedor de verduras, sendo que dessa vez ele tirou da geladeira um nirá maravilhoso que estava escondido para clientes especiais! Adoro isso!!!! Amo nirá só que nunca tinha preparado. Essa minha primeira tentativa foi um fracasso@!
Quando fui para a cozinha já eram mais de 23:30h, com a fome que estava coloquei todos os ingredientes de vez e fui ver no que dava. Ficou lindo, só que muito salgado pelo shoyu.
Agora vou divulgar a receita certa que vai dar o mesmo resultado visual com um sabor bem mais apurado.

Ingredientes

* 150 g de nirá

* 1 colher de sopa de azeite extra virgem
* 1 dente de alho
* 1 pedaço de gengibre ralado (a gosto)
* 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)

Modo de preparo

Descarte a base (parte dura) do nirá e corte-o em quatro partes. Em uma frigideira esquente o azeite com o alho, gengibre, refogue o nirá por aproximadamente três minutos ou até que fiquem macios, mas ainda crocantes, em seguida adicione o acompanhamento. No último minuto o molho de soja. (esse pode ser a gosto, depende do paladar de cada um)

O acompanhamento pode ser camarão ou lula, que devem ser preparados e temperado separadamente. Para o camarão grelhar ou fritar bem seco para ter textura, para lula a mesma coisa. Tendo cuidado para não ficarem duros.

Bom apetite...

Um comentário:

  1. Muita boa dica Ricardo!! Seu conterrâneo vai tentar a sorte aqui e agora!! Abs.

    ResponderExcluir