terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PROJETO CULTURAL X PROJETO SOCIAL


É muito comum você escutar por ai que "Fulano" desenvolve um projeto social muito legal ou que "Beltrano" esta tentando viabilizar um projeto cultural fantástico! No nosso estado atual qualquer ajuda que possa levar um pouco de alegria para os mais carentes e sem acesso a facilidades é muito importante.
Outra coisa que as vezes escutamos e que nos deixam mais confusos é: Um projeto social que é desenvolvido por ações culturais. Acho que agora ficou mais complicado ainda para entender de uma forma clara o que é um e o que é o outro: Cultural ou Social?
Como forma de desenvolver valor para suas marcas, muitas organizações estão colocando no seu Core Business os seguintes vetores: Responsabilidade, Sustentabilidade e Ações Sociais, sendo que algumas empresas ainda não possuem diretrizes bem entendidas sobre esses assuntos ou projetos com resultados comprovado. O controle e a informação correta é uma coisa muito difícil de se encontrar de forma organizada em projetos desse tipo.
Mais voltando para o entendimento da diferença entre os dois tipos de projetos podemos dizer que quando falamos de um projeto Social ele não é simplesmente criado por uma força de vontade de uma organização com uma empresa, uma ONG ou outra coisa. Para ser ter um Projeto Social precisa necessariamente de se ter uma necessidade em uma determinada comunidade, é pela carência percebida que se cria uma Projeto Social. Sendo que essa carência precisa ser identificada de forma muito clara e precisa alem de tudo ter um objetivo, é nesse ponto que as coisas se complicam, porque esse objetivo precisa ser medido e monitorado, para isso as metas precisam ser definidas e as etapas até se chegar nessa meta também, tudo isso muito bem monitorado e definido por um planejamento estratégico. Por isso um Projeto Social passa muito alem de dar uma aula de informática para uma determinada comunidade e sim por ter a necessidade de saber qual a população dessa comunidade e dessa população qual a faixa etária e quantos precisam ser ensinados e com qual nível de aprendizado para que se faça realmente a diferença.

3 comentários:

  1. Muito legal! Mais do que orientar sobre a diferença entra as propostas, fica claro aqui o que importa: ajudar sempre da maneira que estiver ao seu alcance!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu Blog Ricardinho. É importante deixar nitído a funçao real de um projeto SOCIAL. Atualmente o marketing explora bastante o lado "SOCIAL" para consolidar uma marca,porém poucos gestores sabem extamente onde existem reais necessidades e como agir de forma sustentável e nao apenas para "apagar incêndios.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo, entendi do que se trata um projeto social, mas não a diferença entre um projeto social e um projeto cultural. Poderia me esclarecer sobre isso?

    Att, Selva Sophia.

    ResponderExcluir