sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

REDE SOCIAL


Redes Sociais: O Poder de uma Ideia

Recebi um vídeo muito interessante pelo Twitter sobre o crescimento das redes sociais (clique aqui para assistir). Fiquei tão curioso com os números apresentados que fui pesquisar mais a fundo — e confesso: fiquei impressionado com o volume de informações e, principalmente, com a quantidade de dinheiro que gira nesse universo.

Lembro bem do primeiro boom da internet por aqui, por volta do ano 2000, quando surgiram portais como o Terra e o IG. Foi um momento de grande euforia. Mas logo veio a crise da NASDAQ e, com ela, a bolha da internet estourou. Vários portais, provedores e empresas do setor perderam valor de mercado, e o entusiasmo com os investimentos digitais esfriou.

Desde então, o mercado passou por uma reestruturação e, de uns anos pra cá, os valores que antes eram apenas “virtuais” começaram a se transformar em negócios reais e altamente rentáveis. É fascinante ver como uma simples ideia — ou mesmo uma boa aplicação de conhecimento — pode se tornar um negócio bilionário. Um ótimo exemplo é o Facebook, que, com um investimento inicial relativamente pequeno, alcançou uma valorização estimada em mais de 2 bilhões de dólares. Incrível, né? Cadê a minha ideia? Também quero uma dessas!

Sou um entusiasta das redes sociais e tenho usado cada vez mais essas plataformas para gerar conexões comerciais, divulgar projetos e promover ideias. Com um bom planejamento e um investimento modesto, é possível obter resultados realmente surpreendentes.

Hoje, grandes corporações, redes varejistas e construtoras já estão contratando social media managers — um cargo que, até pouco tempo atrás, nem existia nos departamentos de RH. Isso mostra o quanto esse mercado está crescendo e o quanto as empresas estão se atentando ao potencial das redes.

Se você ainda não entrou nesse mundo, vale a pena pesquisar, entender como funciona e descobrir as possibilidades. As redes sociais estão aí, crescendo a cada dia — e podem ser a chave para o sucesso de muitos negócios.

Ilustração: http://marcelo-barros.blogspot.com/